• Agende uma consulta: 11 3284-6672 11 93432-9476
Núcleo de Ortopedia Especializada | Excelência em OrtopediaNúcleo de Ortopedia Especializada | Excelência em OrtopediaNúcleo de Ortopedia Especializada | Excelência em OrtopediaNúcleo de Ortopedia Especializada | Excelência em Ortopedia
  • Home
  • Quem Somos
  • Especialidades
    • Ortopedia Pediátrica
    • Tornozelo e Pé
    • Coluna
    • Quadril
    • Ombro e Cotovelo
    • Mão e Microcirurgia
    • Joelho
    • Reumatologia
  • Médicos
  • Artigos
  • Contato
✕

Como se preparar para uma consulta médica?

Índice ocultar
1 Introdução
2 Agende com o profissional adequado
3 Pesquise sobre o seu médico
4 Chegue com antecedência para uma consulta médica
5 Utilize roupas adequadas em uma consulta médica
6 Faça uma lista e priorize suas preocupações
7 Organize suas ideias antes de uma consulta médica
8 Mantenha seu médico atualizado
9 Leve um acompanhante para sua consulta médica
10 Tire todas suas dúvidas
11 Quanta informação!
12 FAQ

Introdução

O agendamento de uma consulta médica e a ida a um profissional normalmente é um evento carregado de incertezas e angústias. Muitas vezes estamos diante de um excelente profissional, que se dedicou na avaliação e esteve disponível para o paciente, no entanto quase sempre esquecemos de fazer uma pergunta importante, mostrar um exame ou contar um fato relevante, que muitas vezes vamos nos lembrar minutos ou dias após a consulta. Isso pode impactar diretamente no diagnóstico, tratamento e muitas vezes no fortalecimento da relação médico paciente.

Para minimizar esse tipo de situação, traçar um plano básico pode ajudar o paciente a extrair o máximo da sua consulta, esteja você começando com um novo médico ou realizando um acompanhamento de rotina. As dicas dadas nesse artigo podem facilitar a comunicação entre você e seu médico, e são baseadas nas experiências de médicos e pacientes.

Consulta médica - Ortopedia | Núcleo de Ortopedia Especializada

Agende com o profissional adequado

O planejamento de uma boa consulta deve ser iniciado na escolha de quem irá te atender. Inicialmente você deve refletir sobre seus sintomas e procurar qual especialista pode ajudar. Muitas vezes os sintomas podem confundir e fazer o paciente agendar com o profissional de uma especialidade que não seja o adequado, nesses casos a busca por um generalista pode ser um bom passo para que ele ajude a dar um norte nesse sentido.

Quando os sintomas são mais claros, como uma dor no quadril ou na coluna por exemplo, a escolha pelo profissional específico relacionado aquela região do corpo fica mais óbvia, mas, até mesmo nessa situação, a angústia e as dores podem fazer o paciente agendar por impulso com um profissional de outra área, frustrando suas expectativas sobre a resolução do problema durante a consulta.

Pesquise sobre o seu médico

Hoje em dia a internet se tornou uma ferramenta disponível a boa parte da população, e por meio dela, podemos pesquisar sobre o profissional que vai nos atender: Formou numa boa faculdade? Onde fez a especialização? Qual o seu currículo? Qual a impressão dos pacientes que passaram por ele?

A avaliação do currículo e o famoso “boca a boca” no qual podemos perguntar indicações a pessoas ou médicos conhecidos, não costumam falhar na hora de escolher um profissional de confiança.\

Avaliações do Núcleo de Ortopedia Especializada

Imagem retirada da internet, ilustrando a pesquisa com o termo “núcleo de ortopedia”, demonstrando muitas avaliações positivas relacionadas aos atendimentos realizados.

Chegue com antecedência para uma consulta médica

Evite transtornos e deixar as coisas para última hora. Inconvenientes com o trânsito por exemplo ou com a internet (no caso das tele consultas) são muito frequentes e podem deixar o paciente ansioso, fazendo esquecer coisas importantes ou perder tempo precioso da consulta. Checar o endereço no site e uso de aplicativos de rotas podem auxiliar nesse planejamento.

Além disso sempre há uma parte administrativa antes da consulta propriamente dita, como preenchimento de cadastros, checagem de documentos, conferência de dados e muitas vezes ficha pré consulta.

Núcleo de Ortopedia Especializada

O Núcleo de Ortopedia Especializada, localizado na R Pamplona 145, apresenta um ambiente moderno e acessível, oferecendo requinte e conforto para os seus pacientes.

Utilize roupas adequadas em uma consulta médica

Esse é um ponto relevante, que faz você ganhar tempo e evitar constrangimentos. Pacientes com queixas nos membros inferiores devem estar atentos: Se sua queixa é no quadril ou joelho, atente-se a utilizar roupas que facilitem o acesso ao exame físico. Outra alternativa é levar um short por exemplo, para trocar-se antes da consulta e permitir o exame adequado.

Em relação aos ombros e coluna, é interessante utilizar camisetas ou tops que permitam o acesso a essas regiões. Em relação aos pés e tornozelos, deve-se evitar calças muito justas, que não possam ser erguidas e dificultem a avaliação das pernas.

O Núcleo de Ortopedia Especializada disponibiliza shorts descartáveis e aventais para o exame físico quando por algum motivo a roupa não estava adequada ao exame, no entanto muitos locais podem não oferecer essa estrutura, sendo bom estar sempre preparado!

Realização do exame físico do joelho

Imagem demonstrando a realização do exame físico do joelho. Nesse caso o paciente apresenta vestimenta adequada, permitindo a avaliação completa da região.

Faça uma lista e priorize suas preocupações

 Faça uma lista das queixas que o têm incomodado, escolhendo as mais relevantes para que sejam avaliadas e analisadas durante o seu atendimento. Tente selecionar com atenção o que de fato pode resolvido naquele momento, pois nem sempre todos os problemas podem ser abordados em uma única consulta.

Organize suas ideias antes de uma consulta médica 

Local da queixa – Tente ser o mais preciso possível, demonstrando o ponto exato da dor ou sua região ou trajeto. Se isso não for possível, explique ao seu médico que os sintomas não são precisos, pois isso também é uma informação valiosa.

Tempo dos sintomas – Evite expressões como “sinto essa dor há bastante tempo”. Ser preciso é um passo importante para definir se os sintomas são agudos, subagudos ou crônicos, e pode mudar completamente o raciocínio diagnóstico e tratamento.

Correlação atividade x sintomas – É muito importante saber em quais momentos do dia os sintomas surgem. Eles aparecem após uma atividade física específica? Quando anda? Após permanecer longo período sentado? Durante o sono? São constantes?

Quais problemas de saúde você apresenta? – Informações como “utilizo dois comprimidos brancos pela manhã” são muito imprecisas e podem dificultar a sua avaliação. Alguns medicamentos ou doenças podem apresentar relação direta com suas queixas e muitas vezes nem imaginamos. Portanto leve anotado todos medicamentos que utiliza, especificando a dose e a frequência de uso. Isso vale também para o uso de vitaminas e fitoterápicos.

Organize os exames – Os relatórios médicos prévios, assim como os exames realizados devem ser organizados para evitar que sejam repetidos sem necessidade. Exames de imagem e laboratório devem ser separados. Isso evita perda de tempo durante a consulta e confusão quanto a temporalidade dos fatos. Ter disponível as informações de acesso aos sites dos laboratórios em que realizou os exames pode ajudar o médico. Lá a ordem cronológica já está estabelecida e os a disponibilização do acervo completo de imagens pode ser valioso para a investigação.

Mantenha seu médico atualizado

Informe o seu médico sobre o que aconteceu na sua vida desde a sua última consulta. Se você recebeu algum novo diagnóstico, tratamento ou cirurgia. Informe também o médico sobre quaisquer alterações recentes em qualquer medicamento que você tome ou os efeitos que eles tiveram em você.

Informe se iniciou alguma nova atividade física ou de trabalho que possa ter relação com suas queixas. Modificações e sono, apetite ou comportamento, como hábito de fumar ou ingerir bebida alcoólica, também devem ser informadas.

Leve um acompanhante para sua consulta médica

Ter alguém de confiança por perto pode facilitar a compreensão dos diagnósticos e a retenção das informações, assim como ajudar a lembrar detalhes que possam passar desapercebidos. O acompanhante não precisa participar de toda a consulta, reservando o momento de privacidade do paciente.

Essa dica vale para todos os pacientes, mas torna-se de especial valor para os idosos, aqueles que apresentam muitas morbidades ou alguma dificuldade visual, auditiva ou de fala. Nesses casos é imprescindível ser acompanhados por alguém que saiba informar bem sobre a situação. Além disso, o apoio dado pelo acompanhante, sejam amigos ou familiares é fundamental para aumentar a aderência aos tratamentos, seja através de apoio, compartilhamento de decisões difíceis e retenção de informações.

Paciente com suporte do acompanhante durante uma consulta médica

Imagem demonstrando paciente com suporte do acompanhante durante uma consulta médica.

Tire todas suas dúvidas

 Sempre questione sobre as medicações, os exames e os tratamentos que estão sendo propostos, criando consciência e coparticipação sobre o seu cuidado. Não faz sentido utilizar medicações, realizar procedimentos ou exames sem saber da sua real necessidade, só porque “o doutor quem passou”.

Reserve um tempo para perguntar como acessar o doutor ou retirar dúvidas em caso de urgências e emergências. Ter um médico acessível pode te ajudar em várias situações.

Quanta informação!

Após ler essas dicas você pode se preparar da melhor maneira possível para realizar suas consultas médicas. Esse preparo ajuda o paciente e o médico a otimizarem a relação e serem mais assertivos quanto aos diagnósticos, dúvidas e esclarecimentos, assim você pode aproveitar ao máximo todo o tempo que tem com o médico, recebendo um atendimento completo.

Sempre procure diagnóstico, orientações médicas e um plano de tratamento individualizado. O Núcleo de Ortopedia Especializada possui especialistas renomados em todas as áreas da ortopedia moderna.


FAQ

1. Qual a diferença entre uma consulta particular e uma consulta através do convênio?

Em termos gerais as diferenças estão relacionadas ao modo que o profissional será remunerado. Quando fazemos uma consulta pelo convênio, o plano paga ao profissional os honorários médicos. Já nas consultas particulares, os honorários são pagos pelo paciente. Nessa modalidade (particular), normalmente é ofertado uma maior disponibilidade de tempo pelo profissional ao paciente.

2. O que falar para o médico durante uma consulta?

Tente otimizar seu tempo. Leve sua história organizada, descrevendo os eventos que desencadearam os sintomas, sendo o mais preciso possível quanto ao local, duração e fatores desencadeantes. Descreva as suas comorbidades e medicamentos que tem utilizado. Após ser examinado, ouça atentamente o que o profissional tem a dizer e após essa fase tire todas as usas dúvidas sobre a patologia, tratamento e prognóstico.

Compartilhar

Artigos Relacionados

Fraturas | Núcleo de Ortopedia
6 de abril de 2022

Quebrei um osso, e agora? Tratamento ortopédico moderno das fraturas


Leia mais
26 de agosto de 2021

Artrose ou osteoartrite


Leia mais
11 de agosto de 2021

Cirurgias Minimamente Invasivas: Conceito e Aplicação na Ortopedia


Leia mais
✕

Artigos Recentes

  • 0
    Lesão do Ligamento Cruzado Anterior do Joelho – LCA
    3 de junho de 2022
  • Como se preparar para uma consulta médica?
    5 de maio de 2022
  • Fraturas | Núcleo de Ortopedia
    Quebrei um osso, e agora? Tratamento ortopédico moderno das fraturas
    6 de abril de 2022
  • Dor na borda ulnar do punho
    1 de março de 2022
  • Pé chato na criança: precisa de cirurgia?
    29 de janeiro de 2022
Núcleo de Ortopedia Especializada | Excelência em Ortopedia

Ortopedia de referência, com atendimento de alta qualidade. Médicos extremamente capacitados e focados exclusivamente no paciente.

Localização Privilegiada

O consultório dos especialistas está localizado no Jardim Paulista, de fácil acesso, próximos aos mais conceituados hospitais e laboratórios de São Paulo. Espaço moderno e equipado, que conta com estacionamento privativo e a estrutura ideal para melhor atendê-lo.

Rua Pamplona, 145, cj. 1608
Jardim Paulista, CEP 01405-902
São Paulo-SP

Encontre-nos no Maps

Gostaria de marcar uma consulta?

Horário de Atendimento
De Segunda à Sexta das 08h00 às 20h00
Sábado das 09h00 às 13h00

Para maior conforto e agilidade, ligue-nos ou envie-nos sua mensagem por WhatsApp. Nosso atendimento te auxiliará a marcar uma consulta.

11 3284-6672

11 93432-9476

© 2019 - 2022 Núcleo de Ortopedia Especializada. Todos os direitos reservados.
  • 11 3284-6672

  • WhatsApp