Cirurgias Minimamente Invasivas: Conceito e Aplicação na Ortopedia

A definição dos procedimentos ou cirurgias minimamente invasivas está relacionada as abordagens que podem ser realizadas através de portas de entrada mínimas no corpo, que sejam capazes de realizar o procedimento de forma plena, com mínima resposta inflamatória.
Quais a principais vantagens dos acessos mínimos?
- Redução do processo inflamatório
- Menor dor no pós-operatório
- Mínimo sangramento
- Benefícios estéticos – Redução das cicatrizes
Quais especialidades utilizam essas técnicas?
Existem diversos exemplos de especialidades que utilizam esses procedimentos, abrangendo as mais diversas áreas. Dentre as cirurgias minimamente invasivas podemos citar:
- Cirurgia Geral / Abdominal: Laparoscopia
Acesso à cavidade abdominal através de pequenas inciões e visualização das estruturas por vídeo e manipulação através de instrumentos específicos. - Cirurgia Torácia: Videotoracoscopia
Acesso à cavidade torácia através de pequenas inciões e visualização das estruturas por vídeo e manipulação através de instrumentos específicos. - Cariologia / Cir. Vascular: Hemodinâmica
Através de exames de imagem e contrastes, conseguem visualizar as estruturas e vasos obstruídos e implementar colocação de stents para retomada do fluxo sanguíneo. - Neurocirurgia/ Radiologia: Radiointervenção
Através de exames de imagem e contrastes, conseguem localizar as estruturas, e realizar ablações e reestabelecer o fluxo sanguíneo quando existem obstruções. - Urologia / Ginecologia: Cirurgia Robótica
Atualmente mais utilizado por essas especialidades, vem ganhado cada vez mais espaço em com outros especialistas. Nessa modalidade utilizam um robô que manipula as pinças, com aumento de precisão na realização do procedimento. - Ortopedia
- Artroscopia
- Técnica MIS (Cirurgias Percutâneas)
- Endoscopia
- Robótica
Os especialistas nessa área cada vez mais vêm se aprofundado na aplicação dessas técnicas. No NÚCLEO DE ORTOPEDIA ESPECIALIZIADA estão reunidos médicos de todas as áreas da ortopedia, e todos aplicam em suas rotinas procedimentos/cirurgias minimamente invasivas quando indicadas.

Foto da Recepção do Núcleo de Ortopedia Especializada
Ortopedista Pediátrico
No Núcleo de Ortopedia o ortopedista especialista em ortopedia infantil, Dr. Luiz Renato de Angeli, realiza inúmeros procedimentos minimamente invasivos, dentre os quais podemos citar o alongamento percutâneo do tendão calcâneo e a epifisiodese.

Alongamento Percutâneo (minimamente invasivo) do Tendão de Aquiles. Técnica utilizada para o tratamento da Marcha em Equino Idiopática.

Método minimamente invasivo para correção de deformidades nos membros inferiores durante o crescimento. A técnica é conhecida como Epifisiodese.
Especialista em Coluna
No Núcleo de Ortopedia Especializada o especialista em coluna é o Dr. Ricardo Teixeira. Atualmente, inúmeros procedimentos em cirurgia de coluna podem ser realizados de forma endoscópica. A cirurgia é realizada por vídeo com uma incisão de cerca de 1 cm.

Na imagem a esquerda, o Dr Ricardo Teixeira realizando o tratamento de patologia da coluna lombar através da técnica endoscópica com mínimas incisões.
Especialista em Quadril
O ortopedista especialista em quadril do Núcleo de Ortopedia Especializada é o Dr. Felipe Spinelli Bessa. A radiofrequência, procedimento que ”queima” os nervos que dão sensibilidade para o quadril, e a infiltração articular com ácido hialurônico são exemplos de procedimentos minimamente invasivos nessa área. Além disso, a artroscopia do quadril permite tratamento de lesões como síndrome do impacto sem necessidade de cortes grandes.

Dr. Felipe Spinelli realizando procedimento de radiofrequência associado a infiltração intra-articular com ácido hialurônico, para tratamento de artrose moderada no quadril.
Especialista em Joelho
O Dr Pedro Giglio é o ortopedista especialista em Joelhos do Núcleo de Ortopedia Especializada. Nessa especialidade as técnicas mais utilizadas são a artroscopia, as infiltrações articulares guiadas por ultrassom e a mais recentemente a utilização de robôs nas próteses do joelho.

Na imagem à esquerda, o Dr Pedro Giglio realizando procedimento artroscópico no joelho para reconstrução do ligamento cruzado anterior.

Robô utilizado para prótese do joelho. A artroplastia robótica do joelho permite maior precisão no posicionamento dos implantes.
Especialista em Tornozelo e Pé
O ortopedista especialista em Tornozelos e Pés do Núcleo de Ortopedia Especializada é o Dr. Rodrigo Macedo. Dentre as técnicas mais utilizadas nessa área estão a correção minimamente invasiva do joanete, o hálux valgus e o tratamento da rotura do tendão de aquiles.

Dr. Rodrigo Macedo em curso internacional com o Dr. Mariano de Prado, cirurgião desenvolvedor da correção cirúrgica minimamente invasiva do joanete.
Especialista e Ombro e Cotovelo
No Núcleo de Ortopedia Especializada a especialista em ombro e cotovelo é a Dra. Verônica Chang. Dentre os procedimentos minimamente invasivos mais realizados por esta especialista estão a artroscopia para reparo dos tendões do manguito rotador e as infiltrações articulares.

Imagem demonstrando um procedimento videoartroscópico do ombro, no qual, através de pequenas incisões a cirurgiã consegue realizar o reparo dos tecidos lesados.
Especialista em Mão e Microcirurgia
A ortopedista que na atua na especialidade de mão e microcirurgia no Núcleo de Ortopedia Especializada é a Dra. Renata Gregório Paulos. Dentre os procedimentos com mínima invasão estão a cirurgia endoscópica do punho e as infiltrações articulares.

A cirurgia da mão é uma especialidade que exige muita precisão e delicadeza. Por tratar estruturas pequenas, os cirurgiões da mão costumam operar usando lupas de magnificação. Na foto, Dra. Renata Paulos durante uma cirurgia.
Está com receio de realizar a sua cirurgia?
Procure o seu especialista de confiança e marque uma consulta.
FAQ
É o procedimento que objetiva a maior preservação da anatomia associado a mínima agressão dos tecidos, sendo suficiente para resolver o problema, causando menor dano funcional e estético possível
Existem vários procedimentos minimamente invasivos na ortopedia. Os principais exemplos são: artroscopia, infiltrações articulares, radiofrequência, cirurgia robótica, endoscopia, técnicas específicas com fresas para correções nos pés.
As cirurgias minimamente invasivas apresentam todos os riscos de uma cirurgia comum. No entanto, devido a presença de vias menores e menor processo inflamatório, alguns possíveis problemas são inimizados a depender da técnica utilizada.