Osteoartrite ou artrose são dois nomes para a mesma doença. É uma doença com componentes inflamatório, mecânico, degenerativo e metabólico das articulações.
Está relacionada à genética, à idade avançada, a lesões articulares e à obesidade. É uma doença irreversível e sem cura, porém com tratamentos eficazes disponíveis para controle dos sintomas.
Joelho normal à esquerda. Joelho com artrose à direita. É possível ver perda do espaço articular, osteófitos (proeminências ósseas conhecidas como bicos de papagaio), desvio do eixo e alteração do formato da superfície articular
Cartilagem normal do joelho à esquerda. Cartilagem desgastada em um joelho com artrose grave à direita.
Os principais sintomas da artrose são:
Os sintomas ocorrem inicialmente apenas em atividades mais intensas, mas com a progressão da doença pode haver dor em atividades do dia-a-dia e até mesmo em repouso.
A artrose afetar qualquer articulação, mas ocorre com mais frequência em:
Osteoartrite das mãos
O diagnóstico é baseado na história e no exame físico durante a consulta médica. As radiografias permitem a avaliação das alterações ósseas, da perda do espaço da articulação e das alterações no alinhamento. A ressonância magnética também pode ser útil para verificar lesão de partes moles ou fraturas de insuficiência.
Artrose da coluna avaliada por radiografia
Os objetivos do tratamento são:
A primeira linha de tratamento da artrose não envolve cirurgia, e engloba várias modalidades de intervenção (multimodal). O tratamento pode incluir:
Como base do tratamento:
Para controle de sintomas:
Diagnóstico e tratamento de quadros dolorosos associados :
O tratamento é individualizado, ou seja, para cada paciente é usada uma estratégia a depender dos seus sintomas, do tipo de lesão e do seu estilo de vida.
Órtese para o tratamento de artrose do polegar
Infiltração do joelho com ácido hialurônico guiada por ultrassom.
Em geral, a cirurgia para artrose é indicada em algumas situações:
A decisão da técnica cirúrgica é individualizada. Entre os tratamento possíveis estão:
Osteotomia corretiva de deformidade no joelho
Prótese total do quadril
Artrodese do tornozelo
Prótese parcial do joelho
Tanto o médico Ortopedista quanto Reumatologista tratam da osteoartrite.
O reumatologista pode ser importante nos quadros de poliartrose, em que muitas articulações são afetadas, e no diagnóstico diferencial de outras doenças articulares, como artrite reumatóide e espondiloartropatias.
O ortopedista especialista poderá ajudar quando o sintoma é predominante em uma articulação. A ortopedia moderna é dividida em especialidades como joelho, quadril, coluna, mão e pé. Além disso, o ortopedista é o especialista que realiza tratamentos cirúrgicos para a artrose quando necessários.